quarta-feira, 28 de outubro de 2020

11MIL PRÉ-CANDIDATOS PARA A PRÓXIMA ELEIÇÃO RECEBERAM INDEVIDAMENTE O AUXÍLIO EMERGENCIAL, DIZ O TCU

Quase 11 mil pré- candidatos para as próximas eleições no Brasil auxílio emergencial indevidamente, a maioria com patrimônio acima de $ 300 mil reais. 
Esses dados foram divulgados pelo TCU.
A pergunta que não cala, pode isso ?
O que significa isso, realmente estamos podres como sociedade?
Haverá o cancelamento dessas possíveis candidaturas?
E pensar que muitos que tinham,e tem direito a receber essa ajuda emergencial, até agora nunca receberam esse benefício. 
Parece surreal esse quadro mas infelizmente é verdadeiro e ao mesmo tempo triste.
Urge, que autoridades do governo tome uma atitude muito séria para esse quadro que foi descoberto pelo TCU.
Imaginam, um desses pré candidatos se eleger, o que fariam dentro de seus cargos públicos ?
 NA LUTA SEMPRE!

O GOVERNO AUTORIZA ESTUDOS PARA PRIVATIZAR UNIDADES DE SAÚDE

Nesses últimos tempos de nossas vidas aqui nesse Brasil nosso, você lembra de alguma notícia relevante para o povo ?
Agora, estamos na porta de entrada da privatização do SUS, entregar a saúde para a iniciativa privada.
A água pra citar já há medidas para privatizar total.
É lamentável, que em plena PANDEMIA, o governo venha com solução mágica para "resolver" nossa saúde.
Sabemos que temos grandes problemas a resolver , e a saúde é um deles.
É surreal, um decreto intempestivo para estudos de privatizar unidades de saúde, quando acontece um incêndio num hospital Federal , simplesmente lamentável.
Vejo tudo isso, como fazer negócio com saúde, pois, esse governo não me parece preocupado com a saúde do povo brasileiro.
A área de economia do Brasil , deve se preocupar, com emprego, renda, com investimentos econômicos, não com a saúde.
É lamentar, que nada disso é estudado, partilhado, com diversos setores da sociedade.

NA LUTA SEMPRE!!

INCÊNDIO NO HOSPITAL FEDERAL NO RIO DE JANEIRO

Somos uma caixa de desastre, uma coleção de infortúnios  que dia um, outro também, sofremos com todo esse descaso.
Só tomamos uma atitude quando o infortúnio ocorre.
No Rio de Janeiro, ontem, o Hospital Federal do Rio de Janeiro, foi a bola da vez.
Tudo isso não são obra do acaso, acontece porque somos imprudentes, pois, vamos deixando pra outro dia para resolver, e quando acontece, já é tarde.
A palavra mais correta, que encontro para dizer é " lamentável'.
Ao que se sabe, até o momento, são três mortos.
Por que acontece isso? O que levou a esse incêndio? Que causas concorreram para isso?
As perícias, os levantamentos ainda estão sendo feitos.
De antemão, já se sabe, que muitas irregularidades, concorreu para isso.
Instalação elétrica em precariedades, falta de plano de incêndio, treinamento de pessoal, investimento em equipamentos, para citar o básico.
Na real, e sempre é assim, que as autoridades responsáveis, vão depois em frente as câmaras de tv, dar explicações vazias, promessas que não serão cumpridas.
Lembramos do incêndio da boate Kiss, a sete anos atrás, até hoje não houve julgamento, e o pior , medidas que poderiam sim ser tomadas para evitar outros sinistros, fica em folhas de papel amareladas, nada acontece, tudo fica em promessas vazias.
O incêndio no hospital Federal no Rio de Janeiro, é um descaso, é o não cuidado com a coisa pública, e com vidas.
Somos na realidade, "improviso", a gente vai levando, e quando acontece fica explicitado a nossa incapacidade de tomarmos medidas corretivas.
Com a segurança, não se brinca precisamos sim , operacionalizarmos em efetiva atuação de solução de irregularidades.
Quem vai para um hospital vai sim, na esperança de sair dele .
Que nossas autoridades, tomem reais medidas em prevenção de incêndios, acidentes, e sejam intransigentes nessa causa.
É fato que as causas desse incêndio sejam rigorosamente estudadas e a responsabilidade posta a quem de direito.
As vítimas desse incêndio, aos familiares   minha solidariedade.

NA LUTA SEMPRE!!

terça-feira, 27 de outubro de 2020

PARABÉNS, POVO BOLIVIANO E CHILENO!

Parece que os ventos democráticos sopram na América Latina.
A Bolivia, e o Chile, deram um exemplo de quando um povo quer mudar sua história , ele escreve e faz essa mudança.
A Bolivia sofreu um golpe, o Chile vivendo com resquícios de uma sombra de ditadura, e todas as dificuldades que o Chilenos passa.
Na Bolívia, o povo deu demonstração cívica, que quer uma vida melhor, ter esperança de dias melhores.
E o povo Chileno, foi as ruas para uma nova Constituição a ser reescrita.
Assim, são exemplos que os povos podem dar, para reescrever novas histórias.
Não há em pleno século XXI, lugar para instintos não democraticos.
Não há lugar mais para fanfarrões, desequilibrados, genocidas, anti-democraticos, homens que quando chegam ao poder, esquecem do povo, do seu povo, para flutuarem em seus delírios de ditadores.
Muitos sem a mínima condição, preparo para governarem e levarem um País, ao seu destino que é o progresso econômico, social, e melhores condições para o pobo, em suas necessidades básicas.
O povo da Bolívia, o povo do Chile, mostraram há poucos dias, o que se faz para buscar novos caminhos.
Parabéns. Bolívia, parabéns Chile.

NA LUTA SEMPRE!!

75 ANOS E LULA CADA VEZ MAIS VIVO

LULA, 75 anos, um dos maiores líderes mundiais, de esquerda no mundo, está cada vez mais vivo..mais forte.
A luta de LULA, foi sempre pelo seu povo, pelos desastisidos, pelo povo pobre, sem sem amparo, sem esperança.
A história de LULA,  até aqui , é um exemplo de abnegação, de nunca curva a coluna para aqueles que são contra o povo.
LULA está ai na luta, brigando pelas injustiças ao povo.
LULA, até hoje é perseguido, e principalmente desrespeitado por aqueles que não gostam de oovo.,e querem apenas manterem seus privilégios.
LULA, provou que sem luta, não se consegue nada.
Hoje, dia de  seu aniversário  quero aqui nas páginas desse blog " JC SOLTO DAS PATAS" felicitar esse homem, que muito sofreu na sua luta de vida, mas sempre se manteve reto, ereto, com a cabeça erguida, e o mais importante, nunca esqueceu de suas origens, esse nordestino arretado, é um homem vitorioso.
O mundo celebra LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, eterno presidente brasileiro, nesse dia tao importante para LULA ,  seus familiares, e para todos nós que temos LULA em nosso coração.
Parabéns, LULA!! Um feliz aniversário!!

NA LUTA SEMPRE!

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

UMA CHUVA .MAROTA QUE CHEGA NUMA HORA BOA

A tarde tive um compromisso, fui buscar uns exames e ir ao médico.
Ao sair, olhei pro céu e tinha nuvens de chuva, que estavam loucas para molhar terra, campo, asfalto.
Ainda bem que quando voltei do médico, eu estava com um guarda-chuva, pelo tamanho e ao abrir para me proteger da água que caia, eu me sentia um morcegão.
Eu vi aquela chuva caindo, o som tradicional dos pingos em cima do meu guarda-chuva preto.
No caminho vi o pequeno homem, com sua caixinha vendendo as deliciosas paçoquinhas , e as rapaduras de leite.
Sabe aquela vontade que dá, de se lambuzar com essas guloseimas ? Pois é, eu estava assim, lambendo os beiços.
Mas era uma chuva boa , sem trovões,relâmpagos , graças a Deus!
Já disse que tenho medo de relâmpagos, trovões, sou um assumido cagão.
No caminho, vinha imagens na minha cabeça,minha mãe fazendo pão de casa, que delícia..aquele cheiro gostoso..os bolinhos fritos, ou bolinhos de chuva.
Eu já ia sentindo o cheiro de café passado naqueles sacos de tecidos. Coisa gostosa!
A mistura pro pão, era doce de goiaba, laranja, morango, uva.. bah!  O que uma lembrança não trás!
Chuva.... lembranças,,momentos maravilhosos vem com certeza nos deliciar e fazem muito bem.
A chuva grossa... gostosa,faz um bem danado.
Mas para completar esse cenário, vou fazer uma leitura de um bom livro quando chegar .

NA LUTA SEMPRE!


domingo, 25 de outubro de 2020

INFORMAÇÕES DE CASOS DE COVID-19 NAS PRISÕES SÃO FALHOS

Toda e qualquer informação, eststistica ou dado sobre por exemplo,saúde, violência, e outros,tem que ser informado  para a sociedade e haver muita transparência.
Escamotear, adulterar, ou simplesmente não dar uma informação correta, é lesar o direito do cidadão, de ser informado.
Um exemplo que quero dar e isso é real, e verdadeiro, são as informações imprecisas, outras com muitas falhas,, muitas delas nem são informadas, dos casos de covi-19, em nossos estabelecimentos prisionais de nossos Estados federativos.
Não há uma produção eststistica de como anda  a proliferação dessa letal doença nesses estabelecimentos.
É importante os governos estaduais informarem, e o governo Federal cobrar de quem de direito fiscaliza, coordena  esse assunto de saúde.
Não é porque são cidadãos que estão presos, confinados, que não merecem esse olhar de responsabilidade, são seres humanos, a sociedade brasileira, e mais os familiares desses cidadãos merecem saber o que nossas autoridades  estão fazendo, que cuidados estão sendo canalizados para atuarem nesse problema de saúde pública.

NA LUTA SEMPRE!


sexta-feira, 16 de outubro de 2020

O DINHEIRO NO BUMBUM

Eu já em idade mais pra lá do que pra cá já vivenciei muitos fatos, de todo o tipo mas as vezes somos surpreendidos por outros.
Eu nunca pensei que um bumbum fosse ser um relicário sagrado para guardar, esconder, armazenar dinheiro.
Poxa!!! Trinta mil! Bumbum poderoso!
A gente pode encarar esse fato na brincadeira, como as redes sociais mostram, fazermos piadas, não só nós aqui dessa republiqueta imoral que viramos.
Imagine você, que até em jornais do mundo, jornais sérios, veicularam, essa abundância de dinheiro num bumbum.
Imagino cá eu com minha imaginação fértil se lá adiante se descobre que o bumbum dá dinheiro, brota como água.
Agora, voltando a seriedade que temos que ter, e nesse caso é difícil mas vamos tentar.
Fico pensando, um senador da República, um sexagenário que já podia estar em casa, com seu pijama, seu chinelo, podendo estar curtindo uma aposentadoria "gorda", passeando com seus netos, mas não!
O poder, a fome do poder, da coisa fácil, 
de se locupletar com dinheiro público, dinheiro meu,teu,do povo em geral, isso é inadmissível.
Fico pensando , o poder de um bumbum!
Uma bunda véia que serviu de cofre para essa improbidade, esse assalto " bundal".
Senador Chico Rodrigues, que vergonha!
O líder do governo do presidente Jair Bolsonaro fazer esse papelão.
Pobre bunda, deve estar passando uma vergonha daquelas!
A bunda não merecia isso.! Respeito pela bunda!
O senhor deveria estar na cadeia !
Mas fique tranquilo, todos nós estamos dando gargalhadas, zoando, esqueceremos rapidinho, porque logo ali, tem um outro assunto e se esquece desse assalto bundal .
Na real, nós merecemos isso, pois somos omissos com as nossas obrigações de cidadãos.
E hoje uma bunda toma as manchetes aqui e lá fora.
Vergonha que passamos. Afinal o que se pode esperar desse tipo de acontecimento ?
Eu sei, estamos podres, a sociedade perdeu o senso de reflexão da realidade.
Tudo é normal.. vamos rir de nossa incapacidade!
Pobre Brasil.. estamos entregues a esse circo diário, de desmandos, é um acinte só povo.
Até quando?
Hoje foi um bumbum...que escondia dinheiro e amanhã?

NA LUTA SEMPRE!!



terça-feira, 13 de outubro de 2020

QUEM É SÉRGIO CAMARGO?

Sérgio  Camargo, o presidente da Fundação Palmares, é um ser abjeto, um ser que com certeza deve envergonhar nossa sociedade, principalmente os negros.
Tenho muitos amigos e amigas de minhas relações, que se orgulham de sua cor e de suas histórias.
Lamentavelmente vivemos tempos tão dificieis que homens que estão em pontos chaves de nossa administração, como esse Sérgio Camargo ,presidente da Fundação Palmares, não está a altura do posto que ocupa. 
É um homem ressentido, que parece que tem algum problema com a sua cor, penso que ele não se aceita , e nao gosta de sua cor e de sua história.
Ao retirar o nome de Marina Silva, ex  ministra, postulante por três vezes a candidata a presidente , Sérgio Camargo, atacou , denegriu, a imagem  de Marina Silva ,  de nomes relevantes de negros retirados da lista  de personalidades negras da Fundação Palmares, na data de hoje, 13/10/20, em uma rede social, justificando , o ato, porque não tem relevância para a população negra brasileira.
Segundo, Sérgio Camargo, " posar de vítima e "oprimido" rende dividendos políticos eleitorais e, em alguns casos , financeiros.
O partido político Rede Sustentabilidade , rechaçou veementemente as palavras ,e atos proferidos pelo presidente da Fundação Palmares .
É lamentável que alguém que ocupa um cargo relevante que tem como princípio,zelar pela história , cultura, e atividades da raça negra tenha esse olhar doentio e míope .
É revoltante !!

Na luta sempre!


OBRIGADO, TIO PERI !!!

Sou gaúcho, da terra do Sul, de São Gabriel.
Das peleias de nossos farrapos.
Sou o berro do touro na invernada .
Sou pedaços que carrego,  a tradição da bandeira gaúcha.
Dessa terra simbolizada pelas mateadas, da nossa seiva verde. 
Sou gaúcho, mistura de bugre, português, espanhol, índio.
Dos campos dessa terra que me pariu .
Lá brotei  com a terra dos campos coxilhiados dessa bendita Pátria Gaúcha.
Cresci, com o relincho  dos baguais.
Com os exemplos do meu tio Peri que nesses escritos que minha simplicidade,nesse momento escreve,para agradecer  com todo o meu coração, tudo que me ensinaste e que levei para minha vida.
Tio Peri, meu padrinho, com sua companheira, amada tia e madrinha, Maria Olivina. Ela tinha aquela voz mansa, carinhosa, sempre procurava ajeitar aqui e ali as coisas, tanto as coisas da casa, como o cuidado com os filhos.
Sempre com os seus conselhos, procurando harmonizar a vida.
Meu tio Peri, homem forte, forjado na luta do campo que era sua alma.
Ele amava a terra, mexer na terra, cuidava da terra.
Homem que exemplificou momentos, em que aprendi muito.
O que é ser homem,a   luta em busca  do caminho reto.
Um homem, bravo, destemido que contrastava com o seu sorriso largo, e brilho nos olhos.
Meu tio Peri, padrinho, amigo!
Sua companheira , minha tia , madrinha , Olivina ! Gente de coração aberto, gente da melhor qualidade, que me ajudaram muito, me fizeram alguém melhor, tenho certeza disso .
Enquanto meu tio era um homem rude, forte, que o tempo lhe fez forte, no dia a dia, contrastava com a paciência, e o modo de ser de minha tia.
Naquele tempo a mulher , era "submissa" mas minha tia pequenina era uma leoa!
Apesar das adversidades, ali tinha amor!
Quanta saudade daqueles  dias embaixo da parreira, das comilanças, dos almoços, da bóia do dia.
Meu tio Peri sempre sentava  no seu banco de madeira que ele mesmo fez.
Ele gostava da mesa farta, de todos reunidos.
Eu sempre ia passar minhas férias  escolares, lá fora, no campo, no corredor dos Cortianas.!!
Ah !! Que tempos maravilhosos que quero aqui, nesse espaço reverenciar, agradecer, ao meu tio, tia, aos primos , e primas.
In memorian, tio Peri, tia Olivina, meu primo Júlio, e o meu primo Perizinho.
E a prima Mara Lídia (Loloca)Paulo Miguel ( Pauloca), e Luiz Henrique ( Lilique).
Lembro , que quando eu  chegava lá nos meus tios para passar as férias escolares, tanto de verão, ou inverno, via no olhar de todos a alegria nos olhos.
Na minha bagagem, o essencial, muitos
 livros e livros, canetas, papel para escrever era o meu alimento nas horas em que eu ficava embaixo de uma sombra para escrever, ler.
Escrever,ler,é pra mim tudo, quando escrevo saio de mim, viajo, faço tudo, ah....eu apronto !
Meu primo Júlio, com seu tradicional bigode, sua bicicleta Monark, era calmo, voz mansa, tinha muita paciência, era um rio manso.
O Perizinho era o mais inquieto, aprontava muito, gostava de um traguito de canha, adorava dar aqueles talagaços"socialmente", era namorador, para variar.. rsrsr.
Era fuzarqueiro, medonho como todo guri, na idade tenra, desabrochando pra vida o vivente.
Tinha um bom coração, gostava de "inticar" comigo.
Eu era um guri...magrinho.. tímido, ainda hoje, a idade não mudou meu jeito.
Eu guri de cidade, magricelo, mas sentia de todos aquele carinho, aquele amor, diziam..." Julinho... você está em casa".
Eu me sentia muito acolhido, aquerenciado.
O Paulo Miguel,( o Pauloca), o Luiz Henrique ( Lilique) aprendi, com eles também, sabe...gente boa a gente nota no coração.
A Rosinha, prima, e a Mara Lídia, (Loloca) prima.
Sempre fazendo de tudo para eu estar bem.
A vida no campo, o gostar do campo, o amor ao campo, a tradição gaúcha, o gostar do cheiro do campo, o trato com os cavalos, o gado...que lindo tudo....plantar, colher, são os motivos do campo que carrego no coração que meu corpo nesse momento tem arrepios de muita saudade que minha memória fala, estravaza.
Me sinto hoje já tordilho pelo tempo um homem agradecido por essa fase de minha vida ter vivido.
Ah.. não posso esquecer  das comidas da minha tia Olivina, a baixinha, pequenina, quando eu ia na cozinha aquele cheiro gostoso, minha tia fazia de tudo, doces era uma quantidade enorme, porque graças a Deus , da terra eles tiravam tudo.
Aquele feijão temperado com amor e carinho....me lambia os beiços ..tinha uma mão maravilhosa na arte de cozinhar naquele fogão a lenha..
Bah... após o almoço, eu era viciado em mogango com leite, eu me fartava...eu era muito guloso.
Eu chegava lá magrito mau de engorde, e saia de lá pançudo..kkkkkk.
Meu pai Getúlio dizia.. "Peri, o Julinho vai ficar aqui para pegar estado.." o tio largava aquele sorriso largo de alegria e satisfação.
Das primas Rosa e Mara Lídia, eram muito amigas minha.
A Rosinha, era muito de dançar no CTG, lembro daqueles lindos vestidos, azul, rosa, vermelhos, aqueles cabelos negros longos..ela tinha uma pele clara.
A Mara Lídia, a Loloca, era uma moreninha cor de cuia, tipo indiazinha, a gente se identificava muito, sempre juntos.
Andava sempre de short...ou vestido de chita soltinho. Era de uma simplicidade pura, um sorriso lindo.
As vezes ela me perguntava porque eu lia muito...e eu dizia que a leitura, eram muitas viagens que eu fazia, e nessas viagens eu aprendia muito, era uma escola  que meus pensamentos visitava.
Dizia...a leitura nos ensina..leia sempre.
Ela dava aquele sorriso lindo...e completava..vou começar a ler também.
Após o almoço, eu e Mara Lídia, iamos pro pomar, ali, era um santuário de frutas de todo o tipo...peras..laranjas, bergamotas... cáqui.... morangos, e outras.
A gente ia comer frutas..bergamotas..as vezes eu subia no pé da bergamoteira, outras vezes ela.
A gente dava muita risada.
 Andávamos a cavalo por aqueles campos, fazendo a lida que muitas vezes meu tio pedia...buscar o gado na invernada, levar para tomarem água no açude..enfim, de tudo um pouco a gente fazia .
Na madrugada eu levantava pra ajudar meu tio e primos para na mangueira, preparar as vacas para tirar o leite, apojar, e colocar nos tambos de leite..nos intervalos eu me deliciava com as tetas da vacas, pegava um copo e ali mesmo me fartava, "eu adorava uma teta".  Mais tarde , eu e o Perizinho, as vezes com o Júlio, ou meu tio Peri, íamos levar o leite para entregar na guarnição militar, e para  alguns fregueses. O serviço era numa charete, puxada pela égua Rainha.
As vezes eu conduzia a charrete...me sentia " o cara".
Repito....foi lá...com meu tio, tia, primos e primas que aprendi o gosto de tudo.
Eu aprendi muito na vida de campo, meu tio me mostrou  a beleza da terra e que tínhamos que cuidar dela.
Esse tempo, para mim é inesquecível, a simplicidade  dos meus tios, primos, e primas e o mais importante , o carinho , o amor por mim, me deixavam muito feliz.
Eu sempre  fui acolhido com o coração e a alma deles.
Falei antes, que meu tio Peri, era um homem rude, mas digo , um grande homem, coração enorme.
As  vezes, por um motivo ou outro  meus primos "aprontavam", e o pau comia.
Bah..Meu Deus! Aqueles guris  apanhavam, meu tio nem olhava , o que pegava para dar uma "sova", um relho, um freio, um pedaço de pau, uma vara, era coisa feia.
Confesso que  pensava que até eu ia ser premiado com uma "tunda" de laço...kkkk
Aprendi muito...aprendi..com meu tio Peri, e primos, a lida do campo, com o gado,banhar o gado, cavalos, plantação, a tarefa leiteira, arar a terra em algumas oportunidades.
Tudo isso que nessas linhas escrevo, para mim foram lições, de carinho, respeito, amor, vida, fraternidade e amizades. Aprendendo a partilhar, compartilhar...e cuidar.
Eu tenho sim. A pretensão de colocar tudo isso para resgatar esse tempo e agradecer sempre, esse tempo.
Também, agradecer a todos, por tudo que me ensinaram, lições de vida, e sobretudo amor.
Confesso e vou repetir sempre, eu era muito amado por todos.
Me sentia abraçado, acarinhado porque eu via nos olhos  deles esse amor.
Eu não tinha dúvidas, férias minhas .."ah... sim, era no meu tio Peri".
Hoje o relógio do tempo, já viajou várias voltas, meus cabelos  estão brancos, mas dentro de mim, tem esse grito  que quer sair, explodir, berrar como um touro  numa invernada:  " muito obrigado meu tio,padrinho, amado, Tio Peri, e minha Tia amada Olivina" que no plano que estejam recebam, o meu reconhecimento, agradecimento, também aos primos in memorian, e os que aqui estão na estrada.
Obrigado...de coração!
O meu amor e carinho por tudo que me deram, e aprendi.
Por esse imenso carinho a mim que Deus sei, está com todos vocês.
Rosinha, Mara, Luiz Henrique,agradecido eternamente por tudo.
Talvez seja esse o momento oportuno , o momento que tenho para agradecer .
Foram tempos lindos, de muita vida!
Digo que tenho saudades de tudo, talvez seja coisa de velho, da idade que está presente em nós.
Saudade do cheiro daquela terra, dos lugares que convivemos.
Foi vida..amor.. magia ..tudo junto.
Fiz questão de escrever, de relatar, lógico que teria muitas outras coisas a descrever...mas nesse momento , o coração pula que nem coice de matungo, corcoveia, galopa.
A vida nos apresenta  momentos e ela  me presenteou com esse quadro que convivi com todos vocês.
Lembro de um momento que meu tio, me disse: "Julinho, vamos lá perto do açude , cortar uma lenha pra casa".
Devereda, peguei um saco, e fui a passito com meu tio. Me sentia um homenzinho, um cuiudinho como a gauchada diz...rsrsr.
Lá, naquele julho.num inverno de renguear cusco, meu tio me ensinava a cortar lenha, segurar o machado com segurança.
Após esse trabalho  meu tio começou a tirar a roupa, eu vi aquele homem forte, pelado, confesso fiquei com vergonha, e ele dizia..." Vamo, tira roupa, deixa os bagos de fora, o macho se forja no rigor, na intempérie.
Me fui pra água gelada do açude...que frio!
Sai da agua depois...deu um calorão.
Meu tio dizia que era a melhor coisa pra saúde.
Lembro que nos fim de semana meus pais iam lá fora, e lá no meio das plantações, meu tio saia com o meu pai. e escolhia  um melão que meu pai adorava e ali saboreavam.
Meu tio chamava o primo Júlio, e dizia .. pega um saco pra pegar umas coisas para Cely levar, ia milho, batata, tomate, feijão, verduras  e frutas.
Minha mãe sempre levava  roupas, remédios, pro pessoal.
O único lugar que meu pai gostava de ir era no  tio Peri.
Outra feita, meu tio pediu para eu buscar o gado no campo, me perguntou se eu garantia o serviço, disse..." Com certeza tio, confio no meu taco". Então pega a Rainha e vai lá depois vamos comer a bóia.
Fui lá..peguei a Rainha coloquei um pelego no lombo dela, peguei um pelego bem novinho e me fui buscar o gado.
Quando o gado estava no açude entrei com a  égua na água, estava um mormaço infernal, a tipa começou a acocar, a abaixar na água e eu pensei vou morrer..embaixo dessa égua, peguei um caraguata, e dei um impulso e sai debaixo da Rainha.." que cagaço!
Olhei a minha volta , e o pelego?
Ele ,o pelego, deslizava feliz na água do açude.
Pensei...bah! Vai sobrar pra mim.
Na hora da bóia todos me olhavam e eu estava preocupado, meu tio: - Julinho como foi lá no açude?
Todos começaram a rir, eles já sabiam do ocorrido.
Meu tio disse: - Ao entrar na água com o cavalo, entre sempre com a rédea curta.
Todos riram.... eu fiquei num vermelhão.
Meu tio pra me dar força disse , acontece, você está muito bem .
O pelego a gente dá um jeito, e as risadas foram gerais.
Outra vez , fui com o Perizinho levar leite pra cidade , paramos num cliente..era cedito da manhã, no pátio da casa tinha um mundaréu de lenha, parecia um edifício.
O Primo Perizinho, disse, segura aí que já volto.
Nesse meio tempo , notei que fazia uns 15 minutos , e nada do primo, eram umas 8 horas da manhã, o movimento nas ruas e calçadas era pequeno.
Mas de repente, minha barriga começa a doer, típico de uma dor de barriga de última hora...Meu Deus!!!  Vou me cagar todo e a charrete também vai "sofrer" as consequências .
De repente, não mais que de repente , não aguentei, me fui em busca de um abrigo, e vi aquele monte de toras de lenha, nao tive outra alternativa, não daria tempo, de outra solução.
Me escondi atrás das lenhas " que cagada".
Veio tudo...aí Jesus!
E o papel ? Poxa não tinha. Procurei nas imediações algo para limpar o dito cujo..não tinha. Eu já estava fraco, do acontecido...me arrastei e alcancei umas chircas,ainda bem que eram novas, dei umas pinceladas pra minorar o feito.
Me fui ao encontro do primo.. estava tomando um chimarrão e eu todo cagado.
Pedi licença para ir ao banheiro, e uma toalha meia véia pedi emprestada pra  mim..eu suava em bicas.
Que alívio..me senti um rei.
Roubei um pouco de talco que tinha no banheiro , após uma higienização no local que sofreu o acidente inesperado, toquei uma bufada de talco no rabo..kkkkkk
O meu primo, tinha tomado café, depois chimarrão, e esqueceu de mim .
E perguntou: - Que houve Julinho?
Bah..primo uma dor de barriga..que tive que cagar junto as lenhas.
Ele apenas..deu muita gargalhada.
Todas e todos estarão e estão  no meu coração, com o meu eterno , " muito obrigado",por tudo que recebi de todos.
Eu recebi amor, e esse o principal presente que sempre a gente quer...mas todos foram e são amados por mim.
OBRIGADO , TIO PERI!

NA LUTA SEMPRE!





 






sábado, 10 de outubro de 2020

O DIA DAS CRIANÇAS

Dia 12 agora é mais um dia da criança.
São tempos bem diferentes do que vivemos não faz muito tempo..
Era uma outra conjectura, uma outra economia, a massa trabalhadora consumia, tinha emprego, a atividade econômica bombava.
Hoje nada temos disso, vivemos um caos, sem perspectivas , uma economia totalmente caótica, um desemprego com 13 milhões de desempregados.
O pior disso é a falta de esperança no futuro.
Para deixar o quadro de nossa realidade  mais conplicado,  vivenos uma pandemia do COVID-19  que já matou quase 150 mil brasileiros.
Floresta Amazônica, e o Pantanal sendo devastadas por focos de incêndios, que preocupa a todos nós e ao mundo.
Mas dia 12 de outubro assinala, o dia da criança e o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
Os presentes para nossas crianças que sempre esperam um nesse dia,muitos pais terão dificuldades para presentear.
Mas nesses tempos que vivemos temos que enfrentarmos com muito realismo.
Que nossa senhora Aparecida a todos nos proteja, junto aos familiares, filhos, netos, netas.
Se não tivermos um presente para dar aos nossos pequenos,  tem um que nunca devemos deixar de dar: AMOR!

NA LUTA SEMPRE!!

sábado, 3 de outubro de 2020

SOMOS IGNORANTES PERANTE A PANDEMIA?

Cada dia que passa, cada vez que vejo aqui e ali em órgãos de mídia imagens, notícias sobre a PANDEMIA do Corona Vírus mais me convenço que estamos no nível de ignorância humana .
É amplamente divulgado em todas as mídias as formas de contágio , e princípios básicos de cuidados perante a Covid-19.
Isso tem adiantado? Isso faz com que nós tenhamos esses cuidados?
Infelizmente parece que  nada acontece, que essa PANDEMIA já deu sinais de estar acabando.
Nossas autoridades no meu pensar, ao meu ver, levam suas insensibilidades , suas irresponsabilidades de olho em eleições daqui a pouco .
E nesse sentido, afrouxam as medidas possíveis para o controle dessa letalidade do vírus 
E o povo, na mesma toada, não tem em si, a capacidade  de avaliar os riscos individuais de sua saúde, usando o " achismo" que o vírus foi embora.
As notícias estão aí, a cada momento nos dando subsídios , informações, mas lamentavelmente essa consciência não  estamos usando.
O que acontece ? Perdemos a capacidade, de pensarmos, avaliarmos, nossa racionalidade perdemos?
Ou estamos voltando a obscuridade que toda a ignorância nos leva?
Há uma segunda onda desse vírus, que está caminhando  nas terras Européias e isso começa a preocupação do mundo ao .menos dos que tem essa responsabilidade.
Fico imaginando uma nova onda, que catástrofe poderemos viver, o medo, a morte, rondando a todos nós.
Ontem deu a notícia que o presidente dos Estados Unidos e sua esposa estão positivados pelo Corona, e tinha ido ele presidente,a um hospital militar, com sintomas de febre, e outros .
Sabemos o desdém que Trump, tratou essa panndemia, assim como tantos outros, e tantos outros vitimados hoje guardados em covas rasas.
Aqui no Brasil, o que se notícia, é que estão sendo retirados, desativados, os hospitais, estruturas para atendimento de casos, e novos casos?
Por que desativar essas estruturas? 
Guris e gurias a PANDEMIA não acabou, está muito presente sim .
Nossas autoridades, em olhares somente para política, pensando no voto nessas eleições próximas.
Tanto é que cada dia, numa velocidade  incrível, a economia abre-se.
Santa Maria, aqui no centro do Estado do Rio Grande do Sul, na  segunda-feira , há a previsão de abertura das escolas e lembrar que a cidade está em bandeira vermelha.
O que é isso? Insanidade, ou simplesmente,o ego de nossos governantes? 
O que vemos é a população, como anestesiada , sem reação, e em muitos casos manipulada, pelos que tem o dever de cuidar dela.
Nesse tema, coloco a mídia, para ter um olhar mais crítico para esse sério problema de saúde pública.
Não pode ela mídia, se atrelar a interesses mesquinhos, pois , uma mídia, imprensa  livre, tem o dever de fiscalizar, e informar o cidadão.
Mas fica , a pergunta , que faço questão de voltar a fazer, " somos ignorantes" ?

NA LUTA SEMPRE!!



FOI AMOR, SIM

Foi amor, sim, não tinha como não ser, foi de um momento para o outro, ocorreu aquele momento que paralisou minhas retinas, cristalizou meus...